sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como se dão as escolhas dos candidatos na sucessão ao executivo campolimpense

Por Augusto Carolei Filho
Texto extraído do grupo CAMPO LIMPO MERECE MAIS... facebook.

Síntese:
Os partidos políticos têm na sua essência diversas formas de participação do filiado. Na maioria dos casos as escolhas são feitos pelos "CACIQUES", a exemplo disso temos a escolha do PSDB, que atualmente tem como o principal sucessor de Armando Hashimoto o ex-prefeito Luiz Braz, escolha esta que sequer passou ...pelas bases partidárias, num verdadeiro esquema de cima para baixo.

O PHS, partido sem qualquer expressão na cidade, escolheu no último mês o seu candidato Dr. Batista em meio à uma pequena reunião chamada de convenção pelos partidários. O candidato sem compromisso algum, senão com sua pretensão pessoal, após sair do PCdoB por perda do espaço político, se embrenhou no PT, por meio de alguns militantes desavisados, e lá ficou por cerca de pouco mais de 30 dias, filiando-se ao partido pelo qual foi escolhido como candidato.

O PPS tem seu forte candidato o Odair Ito, grande expressão da cidade que já vem namorando o PT há algum tempo, tem grande possibilidade de composição com a esquerda municipal, contudo seu trabalho como oposição é inexpressivo, não se envolve em qualquer assunto polêmico ou que venha lhe causar dissabores, está apto à sucessão mas seu desligamento da atual administração é uma incógnita.

O PMDB liderado pela filha do "CACIQUE Nenê do Vitória", partido este que tem na sua base de filiados a Presidente da Câmara Marilda, já lançou de antemão o CACIQUE para ser o candidato à sucessão, contudo a escolha é efêmera em razão da falta de aptidão ao cargo executivo por parte do candidato que se dá muito bem no legislativo assistencial.

O PT tem a escolha mais democrática e por isso sofre o desgaste de não ter um nome para trabalhar desde já, não há CACIQUES locais. A escolha está entre 3 pré candidatos: Dr. Japim, Tcheco e Dr. Adilson. Japim com maior inserção na classe média é um forte candidato do ponto de vista de conhecimento nas classes mais abastadas, contudo não tem trabalho de base, há mais de 7 anos no PT, seu trabalho sequer conquistou as suas bases de militância, também não tem inserção nas classes mais sofridas.

Dr. Adilson, é o único dos candidatos que tem seu nascimento político no PT, advogado militante com escritório na cidade assim é conhecido e sua candidatura causa espanto na classe política eis que sempre foi um técnico de bastidores do PT e não tem expressão política, contudo tem demonstrado que não vai fugir das tensões e discussões polêmicas. Criou grupo de discussão em redes sociais e vem se expondo com bastante ênfase entre os internautas, seu crescimento político é claro, porém deixa dúvidas quanto à sua inserção na sociedade campolimpense.

Tcheco foi candidato nas últimas eleições e sofre rejeição em todos os lados, dentro do PT perdeu sua base aliada pois defende a união com o político Zé Roberto desde a sua derrota nas eleições passadas. Perdeu o seu cargo na administração petista em Várzea Paulista e hoje tem mais relações políticas com a Vereadora Marilda, que defende a sua candidatura, e com o Vereador Marcão do PV, que com a sua própria base de militantes no PT, não emplaca em razão da sua rejeição.

O PV tem a maioria do partido junto com a atual administração e destoa dos ideais do pré candidato Marcão (vereador) que tentou agremiar a oposição no seu entorno mas sofre rejeição em razão da presença marcante da Vereadora Marilda ao seu lado, o que lhe trouxe e trará diversos dissabores políticos, ex petista, não consegue a desejada aproximação com o PT que poderá colocá-lo definitivamente como oposição à atual administração, mas fica a questão: Como fará para se tornar oposição com a maioria do seu partido compondo a base de sustentação da atual administração.

O PR tem o CACIQUE Zé Roberto, que vem se arvorando em pesquisas eleitorais a seu favor, não faz trabalho algum de oposição, não se envolve em discussões e deixa o seu nome trabalhar para ele, já elegeu metade da cidade como seu vice candidato, vem trabalhando muito bem com a opinião pública ao não dizer nada, está deixando que a divulgação fique por conta dos outros candidatos, tem sua base de sustentação fincada na cúpula do PR local que negocia as questões por cima e não trata com as bases partidárias, numa posição de soberba ou salto alto, tendo para si a vitória certa nas próximas eleições, poderá pecar pela falta de humildade.

O PCdoB é uma extensão do braço do CACIQUE Zé Roberto. Há quem acredite, dentro deste pequeno partido, que poderá ter uma candidatura própria para poder negociar algum cargo com os candidatos de partidos maiores, porém esta chance não existe pois já está claro e determinado a quem será dado o apoio político eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário