quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aglomerado Urbano III

Fábio Pescarini
Agência BOM DIA

O prefeito Miguel Haddad (PSDB) cobrou nesta quarta-feira (28), pela primeira vez, o governo federal para a instalação de uma universidade pública em Jundiaí.

Durante encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, o prefeito de Jundiaí levou o projeto que já discute há meses com o governo do Estado.

“Estamos atuando em duas frentes e pode até ser que a região consiga duas universidades públicas, uma estadual e outra federal”, afirmou Miguel. O prefeito de Jundiaí tentou sensibilizar Fernando Haddad com a importância do novo Aglomerado Urbano, que reúne sete municípios da região.

O ministro, segundo Miguel, afirmou acompanhar o caso de perto, mas não fez promessas. “Ele [ministro] conhece Jundiaí e sabe da importância desta região”, disse.

Luta apartidária / A pressão para a instalação de uma universidade pública em Jundiaí, principalmente junto ao governo federal, começou no ano passado, com políticos opositores ao prefeito jundiaiense, com um abaixo-assinado e aos poucos o movimento ganhou corpo apartidário.


Em Brasília, o deputado federal Vicentinho (PT) foi o primeiro a encampar o projeto. Mas com a eleição do Luiz Fernando Machado (PSDB), o tucano assumiu à frente – ele também esteve na reunião de desta quarta.

Articulações / Antes de retornar para Jundiaí, Miguel ainda teve reuniões com o senador tucano Aloísio Nunes (PSDB) e com o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), ex-secretário de Educação de São Paulo.

E, apesar de rejeitar o rótulo de líder do Aglomerado Urbano, às vésperas de os municípios decidirem quem será seu presidente, pela primeira vez Miguel assumiu uma posição de liderança, desde que o polo regional foi criado no mês passado.

“Todos os prefeitos das cidades do aglomerado são bem capacitados para assumir o posto de presidente. O importante é ter um trabalho em conjunto”, afirmou o prefeito


Franco da Rocha é opção mais próxima
Tanto o governo estadual quanto o federal observam com bons olhos a instalação de uma universidade em Franco da Rocha, na área do hospital psiquiátrico. “Seria mais uma alternativa para as pessoas da região de Jundiaí”, afirmou Miguel. “Quanto mais os governos investirem em educação, melhor”.

22 - É o número de instituições de ensino superior particulares em Jundiaí, incluindo de ensino a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário