segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Petistas se articulam para 2012

eandro Amaral

Os prefeitos e vices do PT no Estado de São Paulo estiveram reunidos nesta sexta-feira (30/09) em São Bernardo para discutir estratégias e ações para ampliar a capilaridade do chamado cinturão vermelho no território paulista.

Para tonificar as administrações da sigla no Estado, a conversa atraiu ao restaurante São Judas Tadeu uma das principais ministras do governo federal: Ideli Salvati (Relações Institucionais).

O prefeito local, Luiz Marinho, foi um dos integrantes da mesa principal que conduziu o encontro que contou com as presenças dos outros dois gestores petistas da região Mário Reali (Diadema) e Oswaldo Dias (Mauá).

Durante quase três horas, os petistas fizeram – longe da imprensa, que não pode acompanhar as falas – avaliação de conjuntura do cenário para ampliar o número de prefeituras em 2012 e assim chegar com musculatura na disputa do governo do Estado em 2014. O Palácio dos Bandeirantes é o sonho do PT e tem sido foco também das tratativas do ex-presidente Lula tendo em vista que no reduto paulista o PSDB tem ampla hegemonia.

“Nossos prefeitos já estão debatendo 2012. A questão político partidária em São Paulo é muito importante pois precisamos reeleger as nossas administrações e ampliar esse espaço administrativo”, disse Ideli. “Um encontro como esse já é um reforço da política de ampliação do espaço. Nós sabemos que a eleição é preparada com muita antecedência. Por isso, mesmo não estando aberto o processo, o debate já acontece”, sustentou.

No encontro, a cúpula petista divulgou o resultado de uma pesquisa interna, realizada pelo Ibope, o qual mostra que a aprovação do governo Dilma Rousseff subiu e está acima dos 70%. “O PT faz com freqüência (encontro). É a 4ª reunião deste ano. É uma forma de chamar aqueles que têm atividade semelhante para trocar experiência independente do período eleitoral”, observou o dirigente estadual Edinho Silva.

Marinho, que tem o nome trabalhado por uma ala petista para ser o indicado da legenda na disputa estadual em 2014, reiterou a necessidade de um bom desempenho do partido na sucessão de 2012 para alavancar o pleito seguinte. “Precisamos ir enraizando porque queremos um dia governar esse Estado”.

Além dos prefeitos estiveram presentes no evento os deputados federais Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e José de Fillipi Júnior, além do primeiro suplente Vanderlei Siraque, os presidentes municipais e o coordenador regional Humberto Tobé.

Reivindicação

Os prefeitos aproveitaram a oportunidade para pleitear junto ao governo federal a realização de um estudo para elaboração de uma política de infraestrutura voltada ao recapeamento. “Não há nenhuma linha de financiamento para isso. Está pautado para o governo analisar. As cidades possuem contrapartidas de investimentos (do Estado e da União) que consomem toda capacidade de investimento do orçamento próprio. É necessário ter também linhas de financiamento para o recapeamento”, explicou Marinho.

“Nós não temos um programa nacional nessa linha. Vamos ver se a gente consegue encontrar uma folga”, comprometeu-se Ideli Salvati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário