terça-feira, 5 de julho de 2011

Montadora Chinesa em Várzea Paulista

Chinesa Foton, gigante na produção de caminhões leves, faz investimento em Várzea Paulista e deverá entrar no mercado nacional ainda este ano

Expectativa da montadora é comercializar cinco mil unidades no primeiro ano de atuação no Brasil Expectativa da montadora é comercializar cinco mil unidades no primeiro ano de atuação no Brasil

A principal montadora de caminhões de pequeno porte da China planeja começar as operações na região de Jundiaí até o fim deste ano. A multinacional escolheu Várzea Paulista (Jardim Promeca) para entrar no mercado brasileiro.

O registro na Junta Comercial foi feito em maio de 2010 e, por aqui, a empresa ganha o nome de Foton do Brasil Importação e Exportação Ltda.

A chegada da Foton e a busca da Audi por um terreno em Jundiaí (veja na coluna Bastidores) dá um novo perfil econômico à região.
O anúncio oficial está programado ser feito durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte), uma das maiores feiras do segmento que ocorre na capital paulista de 24 a 28 de outubro.

Na China, o Foton Motor Group é líder de vendas no segmento e, de acordo com o que apurou o BOM DIA, mais de 700 mil unidades teriam sido comercializadas em 2010.

A montadora mantinha sob sigilo suas operações em Várzea até a noite desta segunda(04). Mas chega ao país com planos ousados. Num primeiro momento deve importar 400 caminhões da China, mas a expectativa é vender pelo menos 5 mil unidades no primeiro ano de atuação em território brasileiro - ou, mais precisamente, varzino - e lançar pelo menos três caminhões ainda em 2011.

A contagem regressiva para o início das operações já começou e, no momento, a montadora está em fase de alinhar as últimas estratégias para disputar espaço no mercado.

Demanda / As portas de entrada da Foton no mercado brasileiro devem ser as categorias leve e semileve, nicho com boa demanda nacional de acordo com o que apontaram as pesquisas do grupo.

Mercado / Com o registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Foton tem autorização para o comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos; comércio por atacado de caminhões novos e usados; comércio por atacado de de peças e acessórios novos para veículos automotores.

Recorde de vendas
Com 1.737.275 unidades emplacadas contra 1.579.716 em 2010, a indústria automotiva bateu recorde de vendas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

As estatísticas são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Os números só são negativos na comparação mensal - houve queda de 4,46% em junho sobre maio. Foram emplacados 304.334 veículos no mês passado contra 318.539 no quinto mês do ano. Em comparação a junho de 2010 (262.780), o crescimento foi de 15,82% (com 262.773).

Michele Stella
Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário