sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O crescimento de Várzea Paulista - O modo petista de governar

Jornal Bom Dia - Editorial - O desabrochar de uma cidade (19/08) (transcrição do site do jornal Rede Bom Dia)

De patinho feio a cisne. As transformações que vêm ocorrendo nos mais diversos setores de Várzea Paulista tem possibilitado ao município uma posição de destaque na região, agora denominada de Aglomerado Urbano em projeto aprovado na Assembleia estadual na noite de anteontem.

Antes citada em tom crítico, a cidade das orquídeas parece ter desabrochado economicamente e colhe as flores de novos investimentos na indústria, no comércio e no setor imobiliário - por consequência desse último, na construção civil.

De acordo com informações contidas no site da prefeitura (www.varzeapaulista.sp.gov.br), são pelo menos 1,7 mil empresas instaladas atualmente, reflexo do reconhecimento do potencial do consumidor varzino.

Como o BOM DIA mostrou em matéria de página dupla na edição de ontem, Várzea Paulista criou 1.480 vagas de emprego em um ano (de julho de 2010 a julho de 2011), número proporcionalmente superior ao das demais cidades, inclusive Jundiaí, que abriu 8.494 postos de trabalho no mesmo período, mas o índice anual em relação à pesquisa anterior foi de 5,51% para os jundiaienses contra 10,11% para os varzinos. O dado é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com pouco mais de 107 mil habitantes, conforme estatística do IBGE referente ao ano de 2009, e ainda com o estigma das invasões irregulares sofridas na década de 70, que resultaram no carente bairro Vila Real e um aterro sanitário para neutralizar nos arredores dos jardins América, o desafio de uma independência maior em relação à vizinha Jundiaí vem com o funcionamento do Hospital da Cidade, para atendimentos de baixa e média complexidade, e com a construção de uma estação de tratamento de esgoto em parceria com a Sabesp.

E a expectativa é que os números saltem ainda mais com a chegada do primeiro shopping center do município, um investimento de R$ 70 milhões que vai gerar cerca de 1,1 mil empregos. A previsão de funcionamento é para o segundo semestre de 2012.

Outro fator que deve colaborar para o desenvolvimento de Várzea e das outras seis cidades da região é o recém-aprovado Aglomerado Urbano. A ideia é que, juntos, os municípios liderados por Jundiaí tenham mais força para buscar recursos nas esferas estadual, federal e até em nível internacional.

Mas para dar resultado, a ideia plantada há mais de dez anos precisa efetivamente sair do papel. Cabe aos prefeitos envolvidos seguir adiante com a medida consolidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário