segunda-feira, 25 de julho de 2011

Responsabilidade

"Eu sou responsável por aquilo que eu falo, mas não sou responsável por aquilo que entendem"

Podemos acrescentar ainda mais um pouco de tempero à essa suculenta frase..."ou que acrescentam àquilo que eu disse".

Na verdade o processo de comunicação escrito, falado, por meio de gestos, etc, todos eles passam por vários processos: Inicia-se com a formulação do pensamento e depois à exposição, seja qual for nem sempre consegue exprimir com total clareza aquilo que foi formulado, então o receptor fará a mesma análise, via inversa.

Muitas vezes no processo de entendimento da mensagem o receptor filtra as idéias, sempre utilizando-se a interpretação que lhe é mais desfavorável, a isso aliamos o momento psicológico pelo qual o receptor vem passando, as influências internas e externas, daí temos a idéia final do receptor.

Não é difícil ver rupturas nas sociedades em razão da má interpretação das idéias, o processo de comunicação foi ruim e pressionou as atitudes tendentes à guerra. É necessário ter muito cuidado, principalmente quando lidamos com mentes menos exercitadas, simplórias, de demonstram difícil compreensão das coisas ao seu redor. É fácil ocorrer a expansão de problemas numa mente obstruída às idéias de companheirismo e amizade se estas assim determinam, não têm isso como exemplo de vida ou têm seu projeto pessoal no ostracismo, dependente que é de pessoas a seu redor para trabalharem pelo seu ideal.

Espero que algumas poucas palavras e idéias sejam suficientes para as pessoas que se querem postar como lideranças, caso não sejam suficientes, melhor que tenhamos claro que tipo de lideres queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário