O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a realização de prévias no PT para a escolha de candidatos às prefeituras, em 2012, e já trabalha para evitar a prática. Lula avalia que o modelo com voto dos filiados, tradicional no partido, deixa sequelas na disputa e mais atrapalha do que ajuda na atual temporada de costumes políticos pragmáticos. Em viagens pelo País, Lula já está articulando candidaturas e alianças com o PT.
Em São Paulo, ele está disposto a bancar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à revelia do PT. Pouco afeito a gestões políticas, Haddad enfrenta resistências na seara petista.
O empenho de Lula para varrer as prévias do mapa eleitoral não vale só para São Paulo. Ele combinou com a presidente Dilma Rousseff que cuidaria da montagem dos palanques nas principais capitais e enquadraria o PT. Aliancista, Lula avalia que o PT só deve apresentar candidato onde tiver reais chances de ganhar. Caso contrário, recomenda ceder a cabeça da chapa para uma outra legenda.
"Em determinadas situações, precisamos juntar todos os diferentes para enfrentar os antagônicos", diz o ex-presidente. "Quem tem responsabilidade com o projeto nacional faz suas contas olhando para o futuro", observa o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).
Na minha opinião e petista que sou, acredito num projeto maior, que visa fortalecer o PT, contudo devemos observar a história local. Não sou a favor de fazer coligações com políticos que nunca tiveram qualquer demonstração de seriedade, que sempre usaram a administração para aninhar seus enteados e não tem compromisso a cumprir. Que isso sirva de alerta aos companheiros que, com tendências a levar seu projeto pessoal adiante, já se coloque como virtual vice candidato. Essa postura pode levar o PT de Campo Limpo Paulista a amargar uma situação onde sequer será vice de alguém, sendo relegado a terceiro plano e tendo que disputar com chapa pura colocando em risco a possibilidade de derrota do PSDB.
Observemos a história local, denunciemos a maracutaia dos atuais administradores, vamos mostrar que a mudança para novas lideranças é inevitável e necessária para a saúde política da cidade, vamos mostrar os pontos em comum existentes entre aqueles que estão na disputa hoje, a falta de compromisso e vinculo com nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário