quarta-feira, 18 de abril de 2012

RENÚNCIA JÁ!



Os últimos acontecimentos na cidade de Campo Limpo revelaram uma armação de alguns integrantes do poder legislativo que utilizavam-se do dinheiro público para fazer turismo. O esquema corrupto envolvia a contratação de falsas empresas prestadoras de serviços para elaboração de seminários e congressos nos principais pontos turísticos do país. Os vereadores envolvidos usavam o dinheiro público para viajar para estes locais a passeio e recebiam certificados de participação em cursos e seminários. O Partido dos Trabalhadores denunciou o esquema em 2002 e em 2007 o Ministério Público Estadual, após a conclusão do Inquérito civil, propôs ação civil pública com o objetivo de cassar o mandato dos vereadores e o ressarcimento do dinheiro público utilizados nestas viagens, além disso, a perda dos direitos políticos por 3 anos, a ação foi julgada procedente e a sentença proferida em 26/03/2012.
Em recente entrevista ao Jornal de Jundiaí, a presidente da câmara Marilda Cruz informou que todos estavam avisados quanto à ilegalidade do esquema e que todos os participantes tinham plena ciência, informando ainda que cada um foi porquê quis.

-Ela mesma disse que já esperava pelo resultado. "Iremos entrar com recurso, mas eu não acredito que iremos ganhar a causa. Eu dou este caso como perdido", afirmou. Os 13 cassados terão de devolver R$ 150 mil aos cofres públicos, além de multa, que ainda não foi contabilizada. Marilda afirma que todos foram avisados dos riscos ao participar dos congressos no Nordeste. "Nossa assessoria nos avisou. Cada um foi porque quis."

Isso demonstra que os vereadores à época aceitaram o esquema corrupto, conviveram com ele imaginando-se que nada seria descoberto e que não haveria punições, demonstrando o caráter de cada um deles em acreditar que estão acima da Lei e da comunidade que representam.
Isto é inaceitável e devemos exigir a renúncia já dos vereadores que ainda cumprem mandato. Devemos exigir a aplicação imediata dos efeitos da sentença punindo exemplarmente todos os 13 vereadores envolvidos no esquema, através de atos públicos, mensagens ao poder legislativo e judiciário, manifestos, redes sociais e todos os meios de comunicação possíveis. O respeito ao povo e às instituições democráticas de direito está em jogo, a passividade pode trazer graves consequências à nossa moral. RENUNCIA JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário