segunda-feira, 5 de março de 2012

Campo Limpo Paulista obtém só a nota 4,29 enquanto Várzea Paulista obtém 5,75 na avaliação do SUS.

O SUS Jundiaí (Sistema Único de Saúde) teve 6,11 na primeira avaliação nacional do sistema, o Idsus, realizado pelo Ministério da Saúde. O número é superior à média brasileira de 5,4 e de cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Santos mas abaixo de Curitiba, São Paulo ou São José do Rio Preto. Apenas seis cidades atingiram a pontuação máxima.

A formação da nota final, sempre na faixa de 1 a 10 pontos, mostra que o ponto forte do município é a queda da mortalidade infantil, antecipada nesta semana pela administração do PSDB (com 9,34) ao lado da vacinação, da proporção de partos normais, da proporção de óbitos por infarto agudo ou nos índices de cura de tuberculose, hanseníase e sífilis, entre outros.

Outros pontos ainda positivos são a proporção de partos normais (6,99), os procedimentos ambulatoriais de alta complexidade (6,72) e os exames de colo de útero (6,12).
Alertas A prefeitura de Jundiaí não divulgou nota sobre o indicador, mas há aspectos que merecem atenção como a cobertura populacional estimada pelas equipes de saúde (5,0) e a cobertura das equipes de saúde bucal (3,24).

Também ficaram na média os temas de procedimentos e internações de média complexidade (5,88 e 5,12) e internações de alta complexidade (4,36), além de tópicos como os exames de mamografia em mulheres adultas (4,62). Curiosamente, o município teve nota zero em três índices relativos a atendimentos de média e alta complexidade para não-residentes na cidade, contrariando dados de atendimento dos dois hospitais públicos.

Recursos / O ministro Alexandre Padilha afirma, em nota da Agência Brasil, que um novo sistema deve enviar mais recursos aos municípios mais bem avaliados no Idsus. A proposta pode beneficiar Jundiaí, acima da média da região Sudeste (5,56) e nacional (5,4) e pouco abaixo da média paulista (6,21).

Aglomeração mostra que demanda recursos

Nas outras seis cidades que formam a AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) as notas ficaram atrás da cidade-sede. O índice geral ficou em 5,75 para Várzea Paulista, 5,53 para Jarinu, 5,46 para Itupeva, 4,83 para Louveira, 4,29 para Campo Limpo Paulista e 4,06 para Cabreúva. Mas é bom lembrar que os dados foram coletados em 2011 e há diversos projetos em andamento na região.

Saiba mais do Idsus
Os indicadores agrupados pelo Ministério da Saúde estão disponíveis no site http://portal.saude.gov.br ou www.blog.saude.gov.br /tag/idsus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário